SCRM

SCRM

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Baião ainda...

Ainda em relação á 9ª jornada e porque a indignação é grande, volto a colocar aqui algo em relação a esse jogo que atirou para os jornais o nome do nosso clube de forma manchada.

Até á data o respeitavel propriétario deste blog completamente inùtil, dada a analise a comentários á informação que prestamos (zero comentários !) , não perdeu um jogo do clube atribuido pelos Deuses á nossa maravilhosa Vila, aliás, até porque foram os Deuses que me puseram cá...aínda me lembro "Vais para Rio de Moinhos, vais crescer e aos 32 anos vais fazer um blog para o clube que demos a essa Vila á beira-tamega plantada a ver se alguém lê e comenta". Para a alegria de muitos e tristeza de alguns, sou um gajo assertivo nas atitudes e na postura que devo manter mediante as situações que me rodeiam, por isso escusado dizer que nunca me vi ameaçado fora nem ameaçei em casa. Sou um bom exemplo portanto, digo eu, e vocês dizem que eu sou o verdadeiro gentleman. E assim será até que eu leve fora uma tareia sem saber porquê, apenas por ser de Rio de Moinhos. Mas aí está o cerne da questão, eu penso que quem canta muito e diz que dá e não sei quê, nunca vai fora ver os jogos, por isso eu tenho que adoptar uma postura serena e ponderada.Porque não somos todos assim?

Baião...eu sento-me a ver o inicio de jogo, o Rio de Moinhos marca um golo que o árbitro prontamente anulou. Passados minutos uma bola á trave deles (nem sei como o Maradona falhou aquele lance.O Exmo Director deste blog é coxo no que á bola diz respeito e marcava aquilo, mas pronto, foi melhor assim para a crónica do correspondente do jn não fosse mais negra e triste do que o que foi). Ao intervalo fui tomar um café, estava frio.O Rio de Moinhos jogaria a segunda metade já a ganhar 4 a 0.

Segunda parte terrivel, não para o SCRM que sofre um golo depois do guarda-redes Julio ter sido pontapeado num braço e em parte do couro cabeludo. Mas a crónica do Sr Guedes (penso que é assim que se chama o correspondente designado pelo JN para os jogos do Baião em casa) não comenta isso, nem o segundo golo do Baião em plena posição de off-side. Faltou-lhe isenção.

Havia em tempos uma pagina net sobre Rio de Moinhos e eu num dos meus comentários foi o que ninguém imaginaria eu dizer da minha boca quanto mais perpetuar a minha opinião. Lembro que o Rio de Moinhos estava aflito e recebia o último em casa e o Rio de Moinhos jogou tão mal que se não é o árbitro a arranjar um penaltie forjado pelo Virgilio, empatavamos. Fomos muito beneficiados nesse jogo...eu eu comentei isso, porque se há coisa que tenho a ver futebol é isenção, e quem vê o futebol ao meu lado sabe que mais que um clube está a verticalidade de um homem.Senti-me envergonhado por o meu clube ter que controlar algo para ganhar ao último em nossa casa. Quem andava no Rionet sabe disso.

Na segunda parte fomos insultados, provocados do pior, mas resistimos ali, com aquela vontade de espetar uma puta num, imóveis e serenos, tendo atrás de nós os insultantes. A sorte é que aqueles a quem tirei foto concerteza não vêm cá porque ía-lhe dar-lhes o bom exemplo do que pratica em democracia, que nos avalia socialmente e comprova a nossa adaptação para sermos socialmente aceites ou indesejados. E saber recebe-los, saber dar-lhes a liberdade de festejarem um golo da sua equipa, saber dar a liberdade de festejarem cá a vitória deles porque é natural, quando o Rio de Moinhos joga fora e ganha eu festejo de forma conveniente e não exagerada. E é bom sentir essa liberdade... Em Baião no fim do jogo fui ao bar onde estavam os provocadores, entrei sozinho, acerquei-me deles, estavam ao balção e pedi um café.Quando quis pagar ja ele estava pago, um deles deve ter sentido a consciência pesada pelo que me disse enquanto via o jogo e pagou o café.Fantastica forma de nos receber.

O motivo então me leva escrever aqui hoje é o tal comentário que veio no JN. Passo a citar:



Baião 2
Rio Moinhos 4

Resultado falso como judas. Com a preciosa ajuda do trio de arbitragem, o Rio de Moinhos conseguiu chegar ao intervalo a vencer por quatro golos sem resposta. Na segunda parte, e a jogar com menos uma unidade, os locais reduziram para 2-4, e só não foram mais além, porque em lances capitais foram prejudicados pelo trio de arbitragem. Resultado injusto.

Jogo no campo do Prenhô, em Baião. Árbitro Vítor Dias, auxiliado por Luís Mendes e Pedro Silva. Cartão vermelho: Teixeira (44).
Baião Ernesto, Teixeira, Júlio, Rui Batata e Paulinho, André, Ricardo e Pedro Carvalho (Pinheiro), Márcio, Jeffrey e Quim Manel

Rio Moinhos Júlio, Miguel, Dani, André (Meira) e Sérgio (Hélder I), Marante, Hélder II e João, Vítor (Virgílio), Filipe Sousa e Nuno.

Ao intervalo 0-4. Marcadores André (10), Hélder II (12), Vítor (18), Filipe Sousa (45) André ( 3) e Quim Manel ( 83 )




In JN 29 OUT 07



http://jn.sapo.pt/2007/10/29/desporto/folgosa_e_ac_felgueiras_



Nada mais falso que Judas como esta (in)feliz crónica.

Indignado e envergonhado mas também bastante irritado com isto, tal como muitos sócios e simpatizantes do clube, foi o Fisioteraupa do clube Paulo Ferreira que redigiu a seguinte mensagem á redação do JN e também enviou a esta redação local mas séria e humilde, e a qual o Sr Exmo Redactor deste blog tem o maior prazer em vos mostrar o conteúdo.Passo a citar:



Ex.mos Srs,
Venho por este meio demonstrar toda a minha indignação e desagrado por uma das crónicas que tive a ocasião de ler na edição do passado dia 29/10/07, tendo como objecto o jogo Baião x Rio de Moinhos, a contar para o Campeonato da 1.ª Divisão Distrital da A. F. Porto.Com efeito, como tive o privilégio de assistir ao referido jogo, sendo parte interveniente do mesmo, e até mesmo tendo em conta uma eventual réstia de parcialidade, a forma como é relatado este resumo parece-me, no mínimo, simplesmente patética, para não dizer insultuosa, a todos nós que nos esforçamos para fazer deste um espectáculo com seriedade.Não sei, nem o desejo saber, qual o papel do(a) responsável pela crónica, mas parece-me evidente, mesmo para o mais ignorante na matéria, que uma equipa que aos 18 minutos de jogo já ganha por três golos sem resposta, e aos 45 já colecciona quatro, só com uma hecatombe poderia ser uma injusta vencedora do desafio.No entanto, e independentemente deste ponto, o que mais me causa admiração, é a falta de verdade daquela meia dúzia de linhas, única fonte de informação, a este nível de competição, para todos aqueles que não tiveram oportunidade de assistir in loco à partida do passado domingo (o que aumenta e muito a sua dose de responsabilidade perante os seus leitores), distorcendo por completo a realidade (arrisco-me a dizer que a única parte verdadeira é mesmo a constituição das equipas...). Mais espanto me causa a dita crónica, pelo simples facto de vir publicada num jornal de renome, e que pelo menos até agora julgava digno de confiança no que atenta às informaçoes que divulga, independentemente destas dizerem respeito à maior das manchetes como à mais pequena crónica do futebol regional.Neste sentido, e a bem do bom nome que o JN ostenta, apelo a V. Exas. que atentem à dignidade e idoneidade das fontes a que recorrem para a elaboração deste tipo de crónicas, nomeadamente as que se referem aos jogos realizados no Campo do Prenhô, que mais do que revelarem parcialidade ou incapacidade de saber estar no futebol, me parecem ser mostra da mais pura incompetência, para não dizer estupidez, algo que a instituição baionense não merece.Na esperança de que a minha crítica possa ser construtiva e merecedora de atenção, subscrevo-me, com elevada consideração.

Com os melhores cumprimentos,
Paulo Ferreira

Fica aqui o meu apelo aos Riodemoinhenses para que não deixem nunca de apoiar o nosso clube que é o que mais precisa de nós. E pedia também que todos soubessemos dar a liberdade aos outros de festejarem o golo da sua equipa e a vitória se assim fôr o caso. Somos um povo hospitaleiro e sabemos receber quem nos visita se assim não fora estariamos par a par com algumas pessoas que apoiam o Baião e fazem de cocção fisica e verbal e de forma insultuosa a sua identidade. Como digo, anda aí gente tão simples que veio do nada e ainda hoje se mantêm fieis ás suas origens.

Obrigado Fisª Paulo Ferreira pela extrema coloboração a este texto. Terás direito a uma novissima e fantástica cassete dos "Irmãos Leais", é só passar na redacção deste pasquim informático e identificar-se devidamente perante o Exmo Director do mesmo.

3 comentários:

astolfo disse...

Só mesmo para deixar aquele abxo de solidariedade e apreço pelo excelente trabalho q fazes em prol do gd RM. e lembrar q ha quem leia e nao comente, tens q ter paciencia por exemplo com os nossos jogadores, para eles o teclado é um obejcto bem mais complexo q uma bola de futebol.

e esse dito sr Guedes, ou energúnemo, coitado, é ter pena dele q kompensan n lhe deve faltar em casa, e o q tem, para além de burrice na cabeça, é uma grande dor de coto por ver a equipa dele levar tanto baile cm levou naquele dia...enfim, continuem assim q isso só nos dá mais força!!

abxo

ps. os irmaos leais vao ficar tao bem ali ao lado do tony carreira...

um Mineiro disse...

Tens é de passar pela redacção...

O Exmo Chefe de redacção
Coyote

Anônimo disse...

É com agrado que vejo o S.C.Rio de Moínhos a ocupar o 1º lugar na tabela classificativa por (excelência) e diga-se de passagem com mérito próprio,é de facto um feito histórico na 1ª divisão da A.F.Porto e vejo com agrado que os árbitros dos nossos campeonatos distritais estão, e só agora a ter uma postura digna dentro dos recintos de jogos que actualmente pisam, é relevante o seu desempenho e a sua classe. Continuem assim e não vão em apitos dourados que só servem para denegrirem a imagem de quem quer a isençao e a lealdade dentro das quatro linhas. para que o S.C de Rio de Moínhos singre no futebol é necessário mais apoio financeiro e o público é muito importante, a sua presença no recinto desportivo para incentivar a equipa à vitória é necessária, mais as condições são precárias, porque não a construção de balneários prometida pelo Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel Dr Alberto Santos? Promessa quando o Club festejou os seu 30º aniversário. Porque não a colocaçâo de um relvado sintéctico e a construção de um campo de treinos? Será que estamos à espera do próximo milénio? Deixo as perguntas no ar para quem tiver a ombridade de justificar. Força Rio de Moínhos a subida espera-te. Estaremos todos presentes no próximo jogo com o Salvadorense.